domingo, 2 de fevereiro de 2020

Dogmática Reformada 4 Volumes | Herman Bavinck

Descrição

Dogmática Reformada
Herman Bavinck
Organizada por John Bolt
“Que maravilhoso presente! Os tópicos abordados por Bavinck são ainda da maior importância, e ele os discute com um tom teológico surpreendentemente contemporâneo. Minha oração é que o lançamento dessa obra sinalize o início de um ressurgimento de Bavinck.” – Richard J. Mouw, presidente do Fuller Theological Seminary
“Assim como Agostinho, Calvino e Jonathan Edwards, Bavinck foi um homem com uma mente gigante, amplo conhecimento, sabedoria perene e enorme habilidade expositiva. Ter esse seu trabalho em nossa língua é um substancial enriquecimento. Sólida, mas lúcida; exigente, mas gratificante; ampla e profunda, perspicaz e equilibrada, a magistral Dogmática Reformada de Bavinck segue após um século sendo a mais elevada realização em sua área.” – J.I. Packer, Regent College
“A Dogmática Reformada foi o manancial da teologia Reformada nos últimos cem anos. É de longe a mais profunda e abrangente teologia sistemática Reformada do século 20. O leitor ficará maravilhado com a erudição de Bavinck, sua criatividade e equilíbrio. Bavinck é confessionalmente ortodoxo, mas reconhece a necessidade de colocar as tradicionais formulações das Escrituras no contexto das discussões contemporâneas.” – John Frame, Reformed Theological Seminary
A vida e o pensamento de Bavinck refl etem um sério esforço em busca da piedade, da ortodoxia e da contemporaneidade. Aos pietistas receosos do mundo moderno, por um lado, e aos críticos da ortodoxia, céticos a respeito de sua relevância contínua, por outro, o exemplo de Bavinck sugere um modelo a seguir: uma atraente visão trinitariana do discipulado cristão no mundo de Deus. Bavinck segue a organização tradicional da teologia reformada ortodoxa em seis tópicos principais: a doutrina de Deus, da humanidade, de Cristo, da salva- ção, da igreja e das últimas coisas. O que diferencia seus prolegômenos é a amplitude na qual ele confronta a profunda crise epistemológica da modernidade pós-Iluminismo. Não somente a negação kantiana do verdadeiro conhecimento de Deus, mas também as variadas tentativas de construir alternativas que simplesmente aceitem o divórcio entre religião e conhecimento (teologia e ciência) são tratadas em detalhes. Bavinck está familiarizado com esses novos esforços da escola da história das religiões (e.g. Troelstch) e faz uma crítica competente.


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