sábado, 19 de setembro de 2020

Entendendo Jesus Segundo o Novo Testamento - Parte I

Senhor e Cristo


Que espécie de cristologia temos em Atos 2.22-36? Pedro inicia lembrando aos judeus o poder de Jesus para operar milagres, conhecido de todos eles. Era importante. A carac­terização feita por Paulo - "Os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria" (1 Co 1.22) - é exata para os dois povos. Mas, como em qualquer afirmação confiável sobre Jesus, Pedro passa rapidamente a falar a respeito da sua morte - Ele foi crucificado, mas Deus o ressuscitou dentre os mortos! Pedro e muitos outros eram testemunhas desse fato. Em seguida, Pedro oferece uma explicação detalhada da ressurreição e de alguns textos do Antigo Testamento que a profetizavam. Empregando hermenêutica séria, com­prova que o Salmo 16 não pode ser aplicado somente a Davi, mas certamente também a Jesus (At 2.29,31).

Jesus, exaltado agora à destra de Deus, juntamente com o Pai derrama-lhes o Espírito Santo (Ats 2.33). Esse fato explica o falar em outras línguas e a proclamação das coisas boas de Deus, ouvida por judeus de pelo menos 15 nações provenientes da Dispersão, que se haviam reunido em Jeru­salém para a Festa do Pentecoste. Era realmente um sinal miraculoso.

Em seguida, Pedro confirma a ascensão mediante o em­prego de Salmos 110.1 (ver Ats 2.34-35): "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés". Essa é a explica­ção de que o Senhor Jesus Cristo esteve nesta Terra, na carne, e então subiu ao Céu onde recebeu de volta a sua condição atual.

Atos 2.36 declara que devemos crer para receber a salva­ção do Messias divino: "Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo". Note a continuidade. O Jesus exaltado é o mesmo que foi crucificado. Os dois títulos, "Senhor" e "Cristo", são os termos principais do sermão de Pedro no dia de Pentecoste. A ligação com o ministério terrestre de Jesus é significativa aqui, pois quando Deus Pai fez de Jesus Se­nhor e Cristo, estava aplicando o carimbo de aprovação total à vida e ministério de Jesus - seus milagres, seus sinais e maravilhas, seu ensino, sua morte, sua ressurreição.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA STANLEY M. HORTON

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário